Marcadores

terça-feira, 28 de agosto de 2012

VAMOS QUE VAMOS!

1º ANO A

As crianças adoraram assistir Os três Porquinhos, torciam empolgadas para o Lobo se dar mal.



No documentário Tipos de Moradia, aprenderam que existem vários tipos de casas e que também há distintos moradores. Conforme eu ía mostrando a casa, eles íam falando quem morava nela e de que material a casa era feita.
Ex: Oca - Índio - Palha
       Iglu - Esquimó - Gelo
 
Acharam muito interessante as casas de palhas sob o Lago Titicaca e as pessoas que optam por morarem em Trailer.
Terminamos a aula com um lindo coral da turma, cantando A CASA.
Agora vamos colocar a mão na massa e virar-mos construtores, nossa primeira casinha a ser construída será de Madeira, feita com palitinhos de sorvete.



As casinhas ficaram lindas, eles as fizeram sem que eu a professora desse ajudinha alguma!


1º ANO B
Começamos a aula falando sobre os dentes, brincando, quem tinha janelinha, janelona... quando os dentes nascem, quando começam a cair e os cuidados que devemos tomar para não ficarmos "velhinhos banguelos".
Assistimos um desenho do Mr. Bean tendo dor de dente, e as infinitas receitas caseiras que ele fez para se livrar dela. As crianças o tempo todo falavam... "Vai no dentista".
Logo em seguida, assistimos um vídeo, onde uma Dentista fala sobre os cuidados que devemos ter com os dentes, e comenta sobre as receitas caseiras, que de nada adiantam.
Por fim, vimos o desenvolvimento dentário, onde eles foram entendendo o que acontece com a dentição de leite, dando lugar aos dentes permanentes.


Nos despedimos com a Galinha de Dentadura, como alerta para cuidarem bem dos dentinhos.


1º ANO C
Levei para a turminha uma apresentação que criei no Power Point:
FLOR DE QUE? PÉ DE QUE? 

 

Mostrava a foto das flores e as crianças adivinhavam de que pé de fruta que era, quando necessário eu dava algumas dicas.
Além de demonstrarem muita curiosidade, eles se divertiram muito.
Na próxima aula iremos fazer perfumes. Os alunos estão empolgados, quando me encontram comentam das flores que irão trazer para a próxima aula.


1º ANO D
A professora demonstrou como acontece a Polinizaçao, e o quanto as borboletas ajudam nesse processo.





Depois trabalhamos simetria, com folha dobrada ao meio e guache.


Quando as crianças abriam as folhas, elas se surpreendiam com uma linda e exótica borboleta.


1º ANO E
Cheguei perguntando para os alunos, quais as cores que eles estavam enxergando. Fizemos uma lista com as diversas cores que a turma falou.
Comentei com eles que os gatos enxergam apenas em três cores e deixei que adivinhassem.
Enfim, descobriram que os gatunos enxergam a cor VERDE, AMARELO E AZUL.
Resolvemos brincar, disse que eles todos haviam virado gatinhos e que tinham que usar apenas as três cores, fazendo um desenho na visão do gato... o que ele gostaria de estar vendo.




1º ANO F
Começamos a aula falando da diferença entre  visão dos cães e a nossa e as cores que eles e nós enxergamos.





A turma adorou ver várias fotos de cachorros. Cães de diversos tipos; deficientes, bonitos, feios, esquisitos, tristes, risonhos...


Conforme as fotos íam sendo mostradas, a turma não se continha, conversavam e comentavam.


 2ºANO A
Pesquisamos imagens a procura dos mamíferos. As crianças nem faziam idéia de tantos animais que se encontram nesse grupo. 



A professora retomou em sala o assunto e dividiu em grupos, os que vivem: no MAR, ÁGUA e TERRA.


 
  4ºANO D
Os alunos continuam suas pesquisas sobre os TUBARÕES, aprenderam a abrir pastas no word para salvar seus documentos. Estão aprendendo a analisar o que realmente importa num trabalho de pesquisa.


4º ANO E
Pedi que a professora fizessse um levantamento com seus alunos, sobre as dores que eles mais sentiam, para formarem um gráfico.
Cada qual, colocou sua resposta num pedacinho de papel e juntos, somaram as respostas e elaboraram o gráfico.
 
 
As dores de cabeça ocuparam o 1º LUGAR, seguida da dor de barriga.
Eles começaram a pesquisar os motivos, pelos quais temos dores de cabeças, se há alguma maneira de evitá-las e qual os tratamentos.
O segundo assunto, será DOR DE BARRIGA, como a turminha do 1º ANO já trabalhou esse assunto, através da alimentação e manipulação de alimentos, provavelmente irei convidá-los para irem explicar para o 4º ano porque temos dor de barriga, e reforço o assunto com aquela apresentação em POWER POINT que fiz sobre o assunto.
 
4º ANO F
Os alunos continuam suas pesquisas sobre os PÁSSAROS QUE EXISTTEM NA ESCOLA, aprenderam a abrir pastas no word para salvar seus documentos. Estão aprendendo a analisar o que realmente importa num trabalho de pesquisa.
 
 
4º ANO G 
Dando prosseguimento ao estudo do CORPO HUMANO, falamos sobre medidas não padronizadas através da METROLOGIA, que podemos realizar com o nosso corpo; POLEGADA, PALMO  e PÉ.
Sendo assim, os alunos sentaram em dupla e realizaram as medições, que depois foram comparadas entre si.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário