Marcadores

terça-feira, 8 de maio de 2012

O QUE ESTAMOS FAZENDO E O QUE IREMOS FAZER

Felizmente as coisas começam a melhorar, sinto que as professoras estão começando efetivamente a participar. Sei que esse resultado está surgindo, porque algumas turmas estão fazendo um excelente trabalho, isso acontece quando há parceria com a professora da sala.
Mesmo as professoras que não haviam feito atividade alguma, resolveram participar depois que eu mostrei os blogs a elas e reforcei as possibilidades do desenvolvimento do trabalho.
Os pais também demonstram interesse, respeito e carinho diante do que está sendo realizado. Até familiares das professoras elogiam o que estamos fazendo.
No horário do intermediário, todas as turmas visitaram os blogs uma das outras. A idéia foi para sensibilizar e motivar o grupo.
Os alunos estão empolgadíssimos, as crianças dos 1º anos quando me encontram, perguntam logo quando teremos aula novamente e os alunos dos 4º anos me mostram seus trabalhos, ou comentam que estão realizando algo.
Alguns trabalhos já estão sendo concluídos, e quando temos resposta do que havíamos perguntado no início do Projeto, o fechamento é mágico. Um exemplo disso foi o que aconteceu com a turma do 1º A da professora Patrícia.
As crianças queriam saber, porque elas têm dor de barriga. Hoje, elas já sabem que a dor de barriga surge com falta de uma alimentação saudável, higiene corporal e dos alimentos e até mesmo que deve se tomar remédio para acabar com os vermes.
Descobriram que a alimentação saudável é rica em nutrientes e colaboram para a saúde, e que há alimentos que devemos comer pouco, como os doces. 
Surpreendentemente, as respostas aparecem por eles mesmos, demonstrando o que aprenderam e principalmente o que podem ensinar aos outros. A aprendizagem ocorre de maneira tranquila, com real sentido e o que é melhor, de maneira muito mais prazerosa e profunda.
Muitas vezes me sinto perdida, pois parece difícil manter o planejamento daquilo que busco seguir. Infelizmente há esbarros nas "ferramentas tecnológicas" o que torna as atividades incertas. Mas, quando chego na escola, tendo elas ou não, os alunos me alegram e me contagiam com empolgação e ansiedade por aquilo que está acontecendo.
Inacreditavelmente, eles estão adorando as aulas... mesmo não tendo computador, lousa digital, vídeos, enfim... poder me dizer o que estão aprendendo se torna suficiente e a busca por aquilo que queremos aprender é incansável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário